quinta-feira, 30 de julho de 2015

LIBERTANDO-SE DA HIPOCRISIA

 LIBERTANDO-SE DA HIPOCRISIA

Leia Mateus 6.5: E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa.

            A palavra hipocrisia é uma transliteração do grego hypokrisis, que significa: a resposta de um ator, mas também descreve a pessoa não sincera, fingida, bajuladora. O hipócrita é alguém que representa um papel, como se estivesse no teatro, fingindo uma realidade fictícia. Pelo tanto de vezes que Jesus se referiu à hipocrisia podemos entender que há muito dela na humanidade. E se há ainda qualquer tanto deste “fermento” em você ou nos seus discípulos, chegou a hora de ser liberto.

            Podemos dizer que o hipócrita é a pessoa que usa máscara. Tal máscara consiste na aparência falsa que se utiliza para esconder a verdadeira personalidade. Pois uma das “máscaras” mais comuns utilizadas pelos hipócritas se chama “religiosidade”.  Veremos a seguir que por diversas vezes o Senhor Jesus denunciou com bastante severidade a falsidade dos religiosos fariseus.

            Como descobrir se você ainda é hipócrita? Vamos estudar três textos dos Evangelhos onde o Senhor Jesus nos ajuda a identificar três áreas onde os hipócritas se mostram.

            1o. Os hipócritas não enxergam suas próprias faltas! Porém, enxergam e denunciam as faltas dos outros, mesmo quando as suas são maiores e mais graves. Você já deve ter ouvido o provérbio popular: o roto fala do rasgado. Ignorar suas deficiências e denunciar as faltas dos outros é pura hipocrisia. Observe as palavras de Jesus: Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão. (Mt 7.5). 

            Você sabe muito bem a diferença entre uma viga e um cisto. O hipócrita tem uma viga do seu olho e não se incomoda. Mas vê o cisco no olho do irmão! Pergunte-se hoje ao Senhor se você tem alguma “viga” na frente dos seus olhos.

            2o. Os hipócritas não têm o senso de valores de Deus. O que para você é mais importante, um boi ou uma pessoa? Para Deus uma vida humana vale muito. Prova disto é o valor que o Deus Eterno pagou em prol do resgate de cada um de nós. Porém, quem é hipócrita tem indiferença pela vida humana. Houve um dia quando Jesus libertou uma mulher que era enferma havia 18 anos por causa de um espírito maligno. Era um sábado e eles estavam numa sinagoga. Várias pessoas que presenciaram o milagre de Jesus ficaram indignadas com Ele porque consideravam que o Senhor havia descumprido uma lei.

            Jesus, então, denunciou que a atitude daqueles homens nada tinha de zelo por princípios estabelecidos por Deus. Era pura hipocrisia: O Senhor lhes respondeu: Hipócritas! Cada um de vocês não deixa no sábado o seu boi ou jumento no estábulo e o leva dali para dar-lhe água? Então, esta mulher, uma filha de Abraão, a quem Satanás mantinha presa há 18 anos, não deveria no dia de sábado ser liberta daquilo que a prendia? (Lc 13.15).

Com estas palavras Jesus nos faz entender que todo hipócrita é legalista. O que é um legalista? Alguém que discursa veementemente em prol do cumprimento de regras, mas que particularmente arruma como burla-las quando seus interesses são prejudicados. Todo legalista é por demais exigente para com os outros e não exerce misericórdia. Porém nas suas questões eles são permissivos.

3o. Os hipócritas são exibicionistas.  Eles gostam de ser vistos, admirados, de se sobressair. Amam os primeiros lugares e se deleitam em diminuir os outros e o que os outros fazem. Menosprezam o que os outros têm ou fazem. Superdimensionam o que é deles. São vaidosos. Mesmo coisas tão sérias como a oração, as ofertas e o jejum são tornadas em coisas fúteis pelos hipócritas. Os hipócritas tornam estas práticas meramente maneiras de chamarem a atenção e serem admirados pelos outros.

No Sermão da Montanha, Jesus denunciou o exibicionismo dos hipócritas: Portanto, quando deres esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas... E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas.... Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas... (Mt 6.2,5,16).

Os hipócritas não querem alcançar o coração de Deus, nem suprir a necessidade de outros. Quando oram, jejuam ou ofertam eles querem chamar a atenção das pessoas e mostrar uma “máscara” de espirituais. Jesus abomina este tipo de atitude.

Pois hoje é o dia de você pedir auxílio do Espírito para identificar se há algum vestígio de hipocrisia em sua alma. Havendo ministrado este ensino, dê oportunidade aos seus discípulos de confessar e abandonar toda hipocrisia.

Dê oportunidade aos novos de se entregarem a Jesus.

Na unção da colheita de Frutos Fiéis,

Seus pastores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário