quinta-feira, 30 de julho de 2015

LIBERTANDO-SE DA SOBERBA

ESTUDO 18:  LIBERTANDO-SE DA SOBERBA
Tiago 4:10

Leia: Pv 16.18: O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.
         Tg  4.16: Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como esta é maligna.

            Os dois textos acima tratam da soberba, um sentimento de superioridade que leva a pessoa a vangloriar-se (gloriar-se no que é vazio ou vão). O texto de Provérbios é uma afirmação de que a soberba sempre resultará em queda e destruição. Tiago trata da vanglória de traçar planos e confiar que eles serão executados sem a participação de Deus. Ele afirma que este sentimento é maligno!

            Estes textos são suficientes para que cada um de nós peça ao nosso Deus e Senhor que nos purifique de toda soberba e nos guarde para que ela não brote em nós. Nossa vocação é para a conquista, não para a destruição e queda. Nosso chamado é para a santidade, não para a malignidade. Peça a seus discípulos para repetirem estas afirmações.

            A soberba é típica do mundo.  O apóstolo João escreveu que há três coisas que prevalecem no mundo: a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens ou “soberba da vida” noutras versões da Bíblia (I Jo 2.16). Não somos mais deste mundo, mas continuamos aqui para anunciar o Evangelho aos perdidos. Conhecemos do mundo o suficiente para entender o que João quis dizer sobre a humanidade sem Cristo.

As pessoas do mundo vivem para satisfazer a carne (os desejos da carne), supervalorizam a beleza puramente estética e exterior (a cobiça dos olhos) e se sentem superiores pelos bens que têm. Geralmente as pessoas do mundo querem ter os bens para mostrar aos outros que são superiores! A soberba anda de braços dados com a cobiça e com a inveja.

            A soberba é típica do Diabo. Amigo, há dois capítulos nas Escrituras que a maioria dos crentes entende que são revelação de como Lúcifer se tornou Satanás. Ambos os capítulos realçam a soberba que levou Lúcifer à queda: O seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor (Ez 28.17). Como chegou ao fim o opressor! Sua arrogância acabou-se... Sua soberba foi lançada na sepultura, junto com o som das suas liras. (Is 14.4 e 11).

Não deve ser novidade para você que Satanás é especialista em fazer brotar soberba nos corações de servos de Deus para que eles se rebelem e caiam como ele caiu. Misericórdia!

Nunca houve soberba em Jesus!  E se você é discípulo de Jesus, também não pode haver em você. O próprio Jesus disse que Ele é manso e humilde de coração (Mt 11.28-30). Uma das principais características de Jesus, segundo o apóstolo Paulo, é a humildade. Paulo escreveu aos Filipenses que deve haver em nós a mesma humildade que houve em Jesus Cristo (Fp 2.3-8).

Houve um dia quando Jesus resolveu “radicalizar” no tratamento dos discípulos para combater a soberba e ensinar a verdadeira humildade. Digo verdadeira porque há a falsa humildade – aquela pseudo-humildade da hipocrisia farisaica. Foi quando Jesus apanhou uma bacia, água, cingiu-se com uma toalha e anunciou que lavaria os pés dos discípulos. Pedro foi o primeiro a dizer que de forma alguma permitiria. Para ele o Mestre não poderia “rebaixar-se” àquele ponto (Jo 13.1-17). A humildade de Jesus deve prevalecer em seu caráter a partir deste estudo.

A soberba é encontrada no coração que ainda não foi liberto.  Em Marcos 7.21-23, Jesus ensinou que: do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância (ou soberba) e a insensatez.  Esta purificação do coração é executada mediante a submissão a Cristo, à Palavra de Deus e ao discipulado. Um estudo como este é uma excelente oportunidade do Espírito Santo fazer uma faxina no coração dos discípulos.

Cuide do seu coração!  Mesmo depois de limpo, seu coração continua correndo o risco de vir a desenvolver a soberba. Um exemplo disto é o rei Uzias, de Judá. Ele assumiu um reino repleto de problemas, resultado da infidelidade de seu pai. Uzias buscou a Deus de todo o seu coração e como consequência, a Bíblia conta que ele foi extraordinariamente ajudado, tornou-se muito poderoso e a sua fama espalhou-se para longe. (II Cr 26.15). 

Aconteceu, porém, que a soberba brotou e dominou o coração do rei Uzias: Entretanto, depois que Uzias se tornou poderoso, o seu orgulho provocou a sua queda... (II Cr 26.16). Ele não soube lidar com o sucesso e viveu o que o primeiro texto bíblico deste estudo avisa: o orgulho vem antes da destruição.

Conclua este estudo orando com seus discípulos e levando-os a pedir perdão por toda soberba. Leve-os a declarar que querem o caráter de Jesus e a humildade de Jesus. Peça ao Senhor que purifique os corações dos seus discípulos e que guarde cada um deles da soberba.

Dê oportunidade aos novos de se entregarem a Jesus.

Na unção da colheita de Frutos Fiéis,


Seus pastores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário