domingo, 13 de setembro de 2015

Libertando-se da superficialidade

Libertando-se da superficialidade
Mateus 13:4-5 - Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda”.

Mateus 13:20-21- “Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria. Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona.”

O que significa Superficialidade?
- Superficialidade é a qualidade daquele que permanece na superfície que não se encoraja a se aprofundar naquilo que importa para a sua vida.
No texto de Mateus 7:24-27, Jesus nos dá um exemplo claro dos perigos da superficialidade.  O que constrói a sua casa sobre a areia não se deu ao trabalho de se aprofundar em seu alicerce, concluiu mais rápido a sua casa, mas sua construção se tornou frágil e facilmente foi destruída pela tempestade. O que construiu sua casa sobre a rocha, certamente teve mais trabalho, despendeu mais esforço para cavar até encontrar a solidez da rocha para ali apoiar seu alicerce, mas a sua construção se tornou sólida e resistente aos ventos e enchentes. Com qual dos dois exemplos você mais se identifica?
- Infelizmente muitos que se dizem cristãos insistem em permanecer na superfície da vida cristã, preferem a comodidade do menor esforço, do menor empenho, e tentam construir suas vidas sobre a areia crendo que estarão seguros ali. Muitos ouviram falar de Cristo, desejaram isto para suas vidas, começaram a caminhada, mas permaneceram na primeira esquina sem descobrir o que há depois da curva. Muitos não cresceram, não desenvolveram a sua fé, não se aprofundaram na vida cristã, não despenderam mais esforço, mas também não descobriram nem experimentaram o que a intimidade com Cristo reserva para aqueles que verdadeiramente o buscam com profundidade.
- Para muitos, ser cristão é participar aos domingos de alguma igreja, é possuir uma Bíblia e lê-la de vez em quando, é dar algum dinheiro para a igreja quando sobra de suas economias, é orar antes de cada refeição, é não ter vícios, ser honesto, generoso, não desejar o mal para ninguém, etc… Mas, ser cristão é simplesmente ser discípulo de Cristo! É conhecer a pessoa de Cristo, seu ensino, aprofundar-se em sua Palavra e desafiar-se a viver como ele viveu. Nada menos do que isto é ser cristão!
Os Perigos da Superficialidade
- Embora pareça cômoda, a superficialidade traz resultados perigosos para nossas vidas:
1. A superficialidade nos torna fracos e influenciáveis
- Efésios 4:13. “… e assim seremos pessoas maduras… e então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamento de pessoas falsas”. Quando permanecemos na superfície da vida cristã temos poucos argumentos para fazer o nosso próprio coração resistir ao pecado e também somos facilmente levados por qualquer vento de ensinamento de pessoas falsas.
2. A superficialidade faz com que não experimentemos o que Deus tem para nós
- Romanos 12:1,2. “…assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele”. A superficialidade nos afasta do conhecimento mais profundo das verdades de Deus e, portanto de experimentar tudo o que Deus tem preparado para nós. Uma fé frágil não consegue contemplar a paz, a segurança e a esperança que a confiança nas promessas infalíveis de Deus traz para nós.
3. A superficialidade faz com que não façamos diferença
- Mateus 5:13-16. “Vocês são sal para a humanidade e luz para o mundo… para que veja as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês que está no céu”. A superficialidade impede que nossa vida floresça e inspire outros a andar com Deus. Sendo superficiais, não fazemos diferença porque na verdade não somos transformados á imagem de Cristo e permanecemos muito parecidos com o mundo.

4. A superficialidade nos traz uma falsa sensação de bem estar
- Provérbios 1:32. “Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos”. Na linguagem antiga diz: “Os loucos, a sua sensação de bem estar os leva a perdição”.  No contexto deste texto, os loucos são aqueles que rejeitam a sabedoria e não se aprofundam nela.
5-A superfialidade   com o pecado
1 Timóteo 1:18-20Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate,
mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.
Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.
Dalila engana Sansão
Juízes 16:1-20

Em que Área você precisa  ser mais profundo?
Casamento, Vida Familiar, Vida Profissional, Vida Espiritual
- A superficialidade nos leva a achar que tudo está bem, que podemos continuar neste caminho, quando não está bem e a verdade é que este caminho nos levará para longe de Deus.   Mas não temos profundidade para enxergar esta verdade. A superficialidade não nos permite perceber o nosso próprio estado, a nossa própria verdade, o nosso próprio pecado.
Conclusão
Provérbios 4:18  “A estrada em que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser dia perfeito”. Este texto nos ensina que a vida daquele que de fato anda com Deus a cada dia se torna mais interessante e fácil de ser vivida porque a cada passo que dá o seu caminho se torna mais claro até que finalmente ele consiga enxergar tudo, inclusive o que é perfeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário